sábado, 7 de maio de 2011

6 - SORAIA SAURA - 20-01-2011


Praça onde acontece as Festas do Boi
Foto: Leandro Dias



"Aqui na praça do povo, a festança de junho, já começa em mês de maio..."
Trecho da Música - Vila Pirajussara do CD Todo Canto Dança do Grupo Cupuaçu




Foi durante o planejamento do TCC que encontramos a Tese de Doutorado "Planeta de Boieiros - as culturas populares e educação de sensibilidade no imaginário do Bumba-Meu-Boi" de Soraia Saura. Conversávamos sobre o projeto com nossa professora de Ética Janaína Bastos e então ela disse:



"A Soraia é minha amiga!"



Janaína então ligou para Soraia e desde então sua tese tem sido nossos olhos nessa pesquisa.

No encontro com Soraia, explicamos a sobre nosso TCC e ela contou um pouco do seu processo de pesquisa e das suas vivências no Grupo Cupuaçu, do qual faz parte a mais de 10 anos. Foi encantador vela falar com tanto amor e respeito sobre seu grupo. Segurando a filha nos braços fala de como o Bumba-Meu-Boi valoriza todos os participantes do grupo. Diz:




"Até ela (se referindo a filha) quer ser protagonista, porque todos querem ser protagonistas."


Nos indicou também algumas pessoas e livros que poderiam nos auxiliar em nosso trabalho.







  • O Livro Bumba-Boi-Maranhense em São Paulo de André Paula Bueno




  • Falar com Renata Amaral Pesquisadora da Cultura Popular uma das criadoras do grupo A Barca




  • Falar com Marcos Ferreira Santos - Livre Docente pela FEUSP em Cultura & Educação. Pós- Doutoramento em Mitohermenêutica (Universidad de Deusto (Euskal Herria, País Basco). Professor Visitante de Mitohermenêutica em várias universidades na Espanha e América Latina. Pedagogo, folklorista, músico e arte- educador. site: http://www.marculus.net/




  • Nos indicou Tião Carvalho – Líder comunitário no Morro do Querosene, fomentador da cultura popular, brincante do Bumba-Meu-Boi desde seu início no Morro do Querosene, fundador do Grupo Cupuaçu e Amo do Boi




  • Nos falou sobre os tipos de toadas, toadas de guarnecer, de deslocamento, de licença, toadas de pique e despedida. Um tipo de toada pra cada momento da festa como descreve no terceiro capítulo da tese.




  • Falou também sobre os depoimentos que colheu em pesquisas no Maranhhão, e que a rua realmente treme quando o batalhão está chegando.


Soraia nos mostra o vídeo que produziu junto com a tese Planeta de Boieiros.



Para ver a Primeira Parte Clique aqui
Para ver a Segunda Parte Clique aqui





Burrinha Boi-Mirim
Foto: Luciana Garcia




No final antes de irmos embora Soraia nos mostra sua personagem, A Burrinha. Nos ensina que para fazer a Burrinha mexer o bumbum, precisamos mexer os ombros. Um vestiu a Burrinha, todos se encantaram e então partimos levando conosco essa lembrança!

Nenhum comentário:

Postar um comentário