sábado, 14 de maio de 2011

12 - COLCHA DE RETALHOS

Minha avó Dona Maria, fazia colchas de fuxico, era uma tradição. Ela passava ás vezes um ano fazendo uma colcha para um filho. Hoje temos várias colchas espalhadas em cada canto do Brasil, com um filho, que passou pro filho e por aí vai.



Foto: Adriana Guedes


“Uma colcha de retalhos temos que escolher a combinação com cuidado, as escolhas certas vão embelezar essa colcha e as erradas vão embotar as cores e esconder a beleza original. Mas não há regras para seguir, você tem que seguir seu instinto e tem que ter coragem.”

Trecho extraído do Filme Colcha de Retalhos


Quando pensei em conhecer os vários “Brasis”, obviamente pensei em começar pela Bahia, terra de minha "vó", inclusive para homenageá-la, mas entendi que para fazer um trabalho profundo, precisa-se entender o que vem antes, nada melhor do que o Bumba-Meu-Boi, para compreender minha ancestralidade e seus ritos.
Durante muitos anos seguidos assisti a um filme chamado "Colcha de retalhos”, e por incrível que pareça, sempre que estou vivendo um processo artístico, anoto o mesmo trecho desse filme, e em seguida esqueço. Como se guardasse dentro do meu mais íntimo imaginário. Hoje dia 21 de dezembro de 2010, voltei a assistir a esse filme, anotei o mesmo trecho e em seguida me lembrei que já tinha feito isso várias vezes, como se fosse um grande ciclo que ficasse interrompido sempre no mesmo lugar. É quase como um mistério, onde a vida fala pra mim que eu não estou preparada ainda. Mas hoje tenho certeza que parte do mistério vem a se desvendar. A pesquisa Bumba-Meu Boi um Rito de Comunhão, vai revelar um trecho desse mistério da vida, porque como Soraia Chung Saura em sua tese diz: “O boi só pode ser revelado, com seus bordados e sua beleza de encantamento, no dia da festa”.


“Os jovens amantes procuram a perfeição, os velhos amantes aprendem a arte de costurar e unir os pedaços, e de ver a beleza na multiplicidade dos remendos.”



Trecho do Filme - Colcha de Retalhos.


Minha “Vó” costura a história da minha família através dos fuxicos, no filme Colcha de Retalhos, as mulheres costuram suas histórias, e as bordadeiras bordam a Manta do Boi. Todas têm algo em comum, amor e encantamento.


O Bumba-Meu-Boi entrelaça adereços, figurinos, cantos, danças, fé, instrumentos, roteiro e etnias. Unifica esses elementos como uma grande colcha de retalhos, que veio sendo confeccionada através dos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário