terça-feira, 24 de maio de 2011

20 - Entrevista com Tião Carvalho

Tião Carvalho começa invertendo a entrevistra e pergunta:

O que vocês já sabem do Tião?

Ouviu atentamente o que cada um compreendeu ou aprendeu com o Bumba-Meu-Boi. É o Amo cuidando do Boi e de seu batalhão.

Em seguida fala como conheceu o Boi!





O Grupo Cupuaçu é uma divesidade .



Cazumbá
Foto: Michele Medeiros
No contexto em que Bumba-Meu-Boi se coloca em São Paulo, há estudantes, artistas, pesquisadores, gente de várias classes sociais, trazendo conhecimento e experiências diversas - nem melhore, nem piores - uma das outras. (Soraia Saura; Planeta de Boieiros - as culturas populares e educação de sensibilidade no imaginário do Bumba-Meu-Boi, Tese de Doutorado defendida em 2008 na USP pág.324 )


Os Tocadores
Fotos Adriana Guedes

Diferentes heranças culturais que se fundiram para criar essa manifestação. Os significados e rituais, valorizam a fé, a natureza e o povo brasileiro.

Hoje somos, apesar de lusos e dos seus colonizadores, mas também graças ao que eles aqui nos juntaram, tanto os tijolos biorraciais como as argamassas socioculturais com que o Brasil vem se fazendo. (Darcy Ribeiro; O Povo Brasileiro; 1995 pg. 225)

Qual é o significado da palavra cupuaçu?


FOTO DO FRUTO CUPUAÇU

Fruto proveniente da região Norte e Nordeste do Brasil muitas pessoas ainda não o conhecem, assim como ainda não conhecemos muitos partes do Brasil e da nossa história.



Parte dessa história aparece no Bumba-Meu-Boi por meio da religiosidade. Tião fala da fé e da dessa relação e das promessas pro santo.



Os rituais também são heranças ancestrais, eles permeiam todo Ciclo do Boi. O Grupo Cupuaçu realiza as Festas e os rituais da manifestação, dessa prática no decorrer dos anos surgiram os rituais do grupo.




OS PROTAGONISTA DO BUMBA

Ao conversar com Soraia Saura ela nos fala sobre a importância que cada indivíduo tem dentro do grupo e da manifestação, todos são necessários. Da mesma forma são os personagens, cada qual com sua importância e significado. Todos protagonistas dessa festa popular.

Tião Carvalho fala dos significados dos personagens do Bumba-Meu-Boi.





Boi ao Centro, Caboclo de Penas a Direita e Índia ao fundo
Foto: Michele Medeiros


O brasilíndio como o afro-brasileiro existiam numa terra de ninguém, etnicamente falando, e é a partir dessa carência essencial, para livrar-se da ninguendade de não índios, não europeus e não negros, que eles se veem forçados a criar a sua própria identidade étnica: a brasileira. (Darcy Ribeiro; O Povo Brasileiro;1995 pg. 118).

Essa identidade aparece como música polirritmada, característica intrínseca a manifestação. Se por um lado o sentimento de ninguendade ainda nos persegue, por outro nos firmamos um povo novo, misturado e ritmado.

Tião canta uma das toadas que mais gosta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário