sábado, 14 de maio de 2011

8 - GRAÇA REIS - 24-02-2011


Foto: Michele Medeiros



Uma mistura de avó e passado. O simples e o belo, palavras sábias que não se aprende na escola nem na universidade, mas com a vida.
O cuidado e delicadeza com a qual nos acolheu para entrevista são indizíveis. Uma grande mãe zeloza que cuida do boi, festa após festa, ano após ano, um cuidado contínuo como um grande bordado.

Dona da própria técnica, o critério que Graça utiliza para desenvolver seu canto é:




"Se eu sentir machucar eu não canto."



Perguntamos a Graça qual sua toada preferida e ela canta...



Na ilha eu vi matraca tocá / na ilha eu balancei meu maracá
Reúne meu povo / em meu batalhão
pra cantar toada nova em / louvor a São João







Autora: Graça Reis



Ouvindo Graça Reis falar da observação da própria voz, compreendemos um pouco da sua identidade e consequentemente aprofundamos nossa pesquisa.



"Nós brigamos muito, acontecem muitas coisas ruins, mas quando o boi morre olhamos uns para os outros e simbolicamente derramamos vinho na bacia, como se todas as tristezas estivessem sendo lavadas.” (Graça Reis)



Existe um grande ciclo natural, dentro da gente e fora, é preciso observação e experimentação.



"...vocês da pesquisa me desculpem, não escutam direito... ... precisam experimentar”

Nenhum comentário:

Postar um comentário