sábado, 14 de maio de 2011

10 - O GRUPO CUPUAÇU


Foto: Michele Medeiros



Iniciou em 1986, com alguns participantes das aulas de Danças Brasileiras ministradas por Tião Carvalho (Curso de Formação de Atores do Teatro Vento Forte, São Paulo – SP). A proposta era de formar um grupo permanente de estudos de danças populares brasileiras. Ao longo dos anos, o grupo cresceu superando a proposta inicial. Hoje é composto de aproximadamente 40 pessoas de diversos lugares do Brasil, mas principalmente de São Paulo e Maranhão. Organizam-se, dividem funções e brincam o Bumba-Meu-Boi no Morro do Querosene 3 vezes ao ano.


Foto: Adriana Guedes



Foto: Michele Medeiros


O grupo possui uma sede conhecida como “Sedinha”. Esta fica no Morro do Querosene, localizado na região oeste da cidade de São Paulo, no bairro do Butantã. Hoje a Associação Civil Grupo CUPUAÇU-Centro de Estudos de Danças Populares Brasileiras, já é considerado um pólo difusor da cultura popular em São Paulo. Seus integrantes trabalham com arte educação e cultura popular. São dançarinos, atores, músicos e cantores que trocam vivências dentro do grupo Mantém uma rotina de ensaios abertos no Teatro Vento Forte. Brincam as culturas populares transmitindo esse saber a todos que queiram aprender. Como por exemplo, as crianças que nas festas do Boi, aprendem a brincar o Boi-Mirim junto com adolescentes e adultos. Recebem através dessa prática os conhecimentos tradicionais da manifestação.
Em 2011 o Grupo Cupuaçu completa 25 anos de existência e realiza diversas festas durante o ano, fortalecendo a difusão e valorização da cultura popular. Dentre essas comemorações as “Festas do Boi” são as que caracterizam o grupo.





Fotos: Michele Medeiros



“No contexto em que o Bumba-Meu-Boi se coloca em São Paulo, há estudantes, artistas, pesquisadores, gente de várias classes sociais, trazendo conhecimentos e experiências diversas – nem melhores, nem piores – umas das outras.” (Saura, Soraia: 2008 – Planeta de Boieiros)


Nenhum comentário:

Postar um comentário