sábado, 7 de maio de 2011

5 - O BOI E SEUS SÍMBOLOS

Abaixo alguns símbolos do Bumba-Meu-Boi.

O AMO

No Bumba-Meu-Boi o Amo e seu Maracá, corresponde ao Maestro com sua batuta. Além de conduzir seu batalhão atua também como agente comunitário. É o intermediário das relações dentro da comunidade, faz com que a festa ganhe uma função social durante todo o ano.


Foto: Adriana Guedes

O Amo é o que rege seu batalhão. Tem o poder de calar todas as vozes, pois representa vozes de outras gerações e isso apenas com o entoar da sua voz. (Saura, Soraia - Tese Planeta de Boieios - as culturas populares e educação de sensibilidade no imaginário do Bumba Meu Boi)

INSTRUMENTOS

Henrique Menezes mostra os instrumentos do Bumba-Meu-Boi



SOTAQUES E TOADAS

O Boi tem vários “sotaques” que é uma maneira de denominar um tipo de brincadeira de uma determinada região. As variantes de sotaque apontam para alterações de ritmo, entonação, instrumentos, personagens e tipos de dança (...) Os sotaques possuem diferentes formatos, vocabulários, indumentárias, alguns personagens e instrumentos comuns, outros diferentes. (Saura).

Henrique Menezes, percussionista e integrante do grupo cupuaçu, diz que sotaque é o estilo. É como se fosse uma "gíria", seu jeito peculiar de falar ou de se expressar, são estilos diferentes, mas o boi acaba sendo o mesmo. Como por exemplo, carioca fala mais puxado, o paulistano tem fala diferente em algumas cidades do interior, o maranhense já tem uma fala cantada...

Os sotaques mais conhecidos são cinco:

Sotaque de Zabumba, que como o próprio nome exprime utiliza caixas grandes chamadas de zabumba que marcam o ritmo, esse tem o andamento mais rápido. Marca a forte presença africana na festa e acredita-se ser este o sotaque mais antigo. (Bueno).

Sotaque de Cururupu ou de Costas de Mão, tem cadência mais desacelerada, seu maior diferencial é pela batida de pequenos pandeiros serem executadas com a costa da mão. Caixas e maracás completam o conjunto percussivo.

Sotaque de Orquestra, que tem influências européias, insere a percussão instrumentos de sopro e cordas como trombone, trompete, saxofone e banjo, tem um ritmo alegre.

“Cada toada é uma cantiga de amor e natureza! Quando a orquestra sopra o refrão dos aboios, o vento espalha a melodia entre os namorados... E haja peito para tanta paixão e haja pernas para tanto bailar... dois, três, quatro bois na malhada. Quando um dança, um outro descansa nos braços das indiazinhas. Quando a música termina, as meninas ficam de joelhos, à espera de uma nova canção, e lá vem cantoria.” (Godão, 1999, 29, IMPUT Saura, Soraia - Tese Planete de Boieiros Pág. 82)

O Grupo Cupuaçu utiliza o Sotaque da Ilha (ou de Matraca), que tem influência indígena. As toadas desse sotaque têm um ritmo mais intenso, geralmente utilizadas em momentos de tensão, essas toadas são classificadas como toadas de pique, seus instrumentos principais são a matraca e o pandeirão que é tocado acima da cabeça. E o Sotaque de Pindaré (ou da Baixada) – as toadas desse, têm um ritmo mais moroso (suave) e lento, embalados por matracas e pandeiros pequenos, que são tocados abaixo da cintura. São utilizadas, por exemplo, para deslocamento do batalhão.

OS BORDADOS

O Boi é coberto por uma manta cheia de bordados, essa manta é chamada de couro. O couro, é bordado manualmente com miçangas e canutilhos pelas bordadeiras, que com suas mãos materializam intuição e delicadeza nos bordados. O Boi representa o homem junto a São João, os bordados que cobrem o couro representam os desejos e esperança da comunidade.


Fotos e Arte: Adriana Guedes

PORQUE A ROUPA DO BOI É BORDADA?

"Vixe é uma história... São João ele tinha um boizinho esse boizinho era a alegria (...) no aniversário dele era a alegria de todo mundo. Se você tava doente, parava, quem tava muito sofrido ficava alegre, então era o boi encantado. Todo mundo ficava esperando porque sabia que ele traria esperança e que tudo ia da certo, tudo!
Ai São Pedro vendo isso pediu pra São João emprestar o boizinho dele também pro seu aniversário:
- Me empresta esse boi, João!
João:
- Não dá, esse boi é meu mimo, sem esse boi eu não sou nada, mas tudo bem eu vou te emprestar, mas me devolve Pedro.
Pedro:
-Devolvo, assim que terminar minha festa que será dia 29 de junho, eu te devolvo, juro que te devolvo, João.
Ai brincô, brincô, quem tava doente ficô bom, quem tava aleijado curou tudo.
Ai São Marçal que é um santo que falam que só tem no Maranhão, dizem que ninguém nunca viu esse santo, mas ele existe e seu dia é 30 de Junho, o último dia, dia 30.
Vendo aquele boi no dia 29, aniversário de São Pedro disse a ele:
- Por favor me empresta esse boi?
Pedro:
-Não Marçal, não vou te emprestar, esse boi é de João, tenho que entregar hoje.
-Não Pedro eu entrego amanhã.
- Então tá bom, mas me entrega viu.
Ai levô.
Por lá aquela loucura toda, Festa de São João, Festa de São Pedro, Festa de São Marçal o povo já tava tudo doido, ai pegaram, com fome, mataram o boi de São João.
Ai Pedro:


Meu Deus o que é que eu vô fazer pra entregar esse boi pra João?Eu falo pra João que comeram o boi dele?
Ai pensaram, pensaram desesperados Pedro e Marçal choraram:
- Mas tem que falar, vamo lá falar.
Ai falaram pra João:
- Não acredito que vocês fizeram isso. Deram meu boi pra comunidade?
- Não eles que pegaram e comeram.
Daí a comunidade vendo o desespero do Marçal e do João e do São Pedro, prepararam um boizinho todo bordadinho, enfeitaram todo e foram entregar pra São João.
Ai São João vendo q
ue foi de tão boa fé ficou satisfeito e até hoje a gente brinca"

Graça Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário