sexta-feira, 6 de maio de 2011

3 - QUAL A SUA IDENTIDADE MUSICAL?

Em nossas discussões sobre o Tema do trabalho nos deparamos com a questão de como se construir uma identidade musical. Do que ela é feita? O que a compõe?
Partimos da seguinte questão:

"VOCÊ TEM UMA IDENTIDADE MUSICAL?"

Levamos essa questão aos nossos professores. Uma vez que a formação e identidade musical de cada um deles influência na nossa.

Michele Mantovanni
Professora de Percepção na ETEC de Artes



Silmara Fernandes
Professora de Percepção e Coral na ETEC de Artes
André Ebert
Professor de Violão na ETEC de Artes


Cláudio Sant'ana
Professor de História da Música e Orientador de TCC na ETEC de Artes
http://www.claudiosantana.mus.br/
Tiago Kaltenbacher
Professor de Canto, Voz e Movimento e Prática de Performance na ETEC de Artes

César Albino - Postagem 1
Professor de Percepção e Harmonia na ETEC de Artes

César Albino - Postagem 2
Professor de Percepção e Harmonia na ETEC de Artes

Assim segue esse ciclo ininterrupto da nossa pesquisa, onde vamos buscar inspiração e ferramentas para a construção de uma identidade musical. A música não é entendida apenas a partir de seus elementos estéticos mas, em primeiro lugar, como uma forma de comunicação que possui, semelhante a qualquer tipo de linguagem, seus próprios códigos. Música é manifestação de crenças, de identidades, é universal quanto à sua existência e importância em qualquer que seja a sociedade. Ao mesmo tempo é singular e de difícil tradução...” (Tiago Oliveira Pinto)

A reflexão desses depoimentos evidencia as diversas possibilidades para a construção de uma identidade musical. As fronteiras entre música popular e erudita aparecem muitos tênues. As opções estéticas e as influências diversas compõem uma amálgama de informações que quando se misturam, criam significados diversos, que variam de um indivíduo para outro.

Partindo da fala do professor César Albino (depoimento acima), decidimos aplicar o conceito da experiência estética na nossa pesquisa de campo, participando dos ensaios do Grupo Cupuaçu.
Fique a vontade para refletir sobre sua identidade musical e comentar abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário