Frequentando os ensaios do Grupo Cupuaçu, vimos que os significados contidos em cada símbolo da manifestação são herança de uma tradição centenária. Uma amálgama de mistérios que desvendamos muio lentamente buscando compreender esses símbolos, pois
“...o símbolo anuncia um outro plano de consciência, que não o da evidência racional; é a chave de um mistério, o único meio de se dizer aquilo que não pode ser aprendido de outra forma; ele jamais é explicado de modo definitivo, e deve sempre ser decifrado de novo, do mesmo modo que uma partitura musical jamais é decifrada definitivamente, exige uma execução sempre nova.” (CORI 13 input Dicionário dos Símbolos – Chevalier, Jean).
Olhando para foto acima vemos o pandeirão, um dos instrumentos utilizados no Bumba-Meu-Boi. Dentro encontramos um explicação sobre o que é o miolo do boi (pessoa que fica dentro do Boi e dança com ele durante a festa).
Assim os significados se misturam e devagarinho vamos adentrando esse universo encantado.
O BOI
PORQUE O BOI DÁ TUDO PRO HOMEM.
Tião Carvalho
O Boi é o elemento principal da festa, todos os outros símbolos presentes compõem com ele uma colcha de retalhos, que é "bordada" no decorrer do ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário